IEQ Itaim Paulista

Neemias , era copeiro do Rei de Israel, e seu papel na Bíblia, era o de restaurar os muros, de Jerusalém, porque o inimigo os havia derrubado, e a cidade de seus pais, estava assolada, e Deus colocou em seu coração,  que ele restaurasse os muros,  da cidade de seus pais, e do seu Deus !!!

Ser copeiro é dar a vida pelo rei ...

                Neemias , era copeiro do Rei de Israel, e seu papel na Bíblia, era o de restaurar os muros, de Jerusalém, porque o inimigo os havia derrubado, e a cidade de seus pais, estava assolada, e Deus colocou em seu coração,  que ele restaurasse os muros,  da cidade de seus pais, e do seu Deus !!!

                Qual era o papel de copeiro do rei? Neemias, como copeiro, servia ao rei, à mesa, assentava-se junto a ele, durante as refeições, e experimentava tudo o que lhe era servido, porque, porventura, se alguém se infiltrasse entre os serviçais ,do palácio, para tentar matar o rei, por motivos pessoais ou políticos, era só se passar por serviçal, e colocar veneno, na água ou na comida dele, e como copeiro do rei ,ele tinha a missão de provar o que o rei comeria, e se algo estivesse envenenado, ele morreria ,em lugar do  mesmo  !!!

                Ou seja, ele comia um pouco daquilo que o rei comeria, e se dentro de um determinado tempo, nada acontecesse, então o rei tinha segurança  para  comer, sem que houvesse a menor duvida, que não havia nada de mal, naquele alimento !!!

                Era uma profissão muito  controversa, na ótica do mundo, porque , embora parecesse desumanidade, o reino poderia passar sem um copeiro, que poderia ser substituído, porem, não poderia ficar sem  o seu rei !!! O rei era insubstituível, copeiro , teria que ser outra pessoa de confiança , que lhe fosse tão intimo, e tão fiel, que não se importasse ,em jogar com a sua vida, para salvar a do rei !!! E ,naquele tempo .era um risco real !!!

                O copeiro ,tinha que ser ,mais que um profissional, tinha que ser escolhido pelo coração, porque ele era a primeira pessoa, que mais tinha contato com o mesmo ... o rei o conhecia profundamente, porque ele estava ,dia e noite ao lado do seu senhor, e compartilhava de momentos, com o rei , que ,a nenhum outro, era permitido terem !!!

                E o rei  , ao assentar-se Neemias, à mesa,  olhou bem ,em seus olhos , e perguntou a ele , -  Neemias, o que está acontecendo, porque teu  semblante,  está sombrio, porque  estás preocupado, percebo isto em teu olhar ... !!! E Neemias, tentou negar, porem , depois, relatou ao rei, o que se passava, que ele desejava reconstruir os muros de Jerusalém, e não  tinha recursos financeiros, e nem tempo hábil ,e os inimigos haviam tomado a terra dos seus familiares e do Seu Deus ...

                O rei ,então ,disse-lhe, - vai e faz o que tens de fazer, e outro ficará em teu lugar, assim que terminares, voltarás para o palácio !!! E deu – lhe um tempo  ,para que fizesse essa obra, e Neemias, foi e reconstruiu os muros de Jerusalém ,conforme tudo o que     havia em Seu coração !!!

                Exatamente por ele ser copeiro, o rei pode perceber o que se passava em seu  coração, visto que  convivia com ele ,a maior parte do seu dia ... tinha uma intimidade com ele, que somente a proximidade e a lealdade, podem proporcionar !!! E não era uma atividade, a qual como hoje em dia, muitos se candidatariam , mas sim, somente uns poucos escolhidos, poderiam  cogitar, de ser eleito ,para tal cargo !!! Teria que ser alguém que tivesse um coração nobre, e desprendido... .

Sim, porque , como sabemos,  comer ,com alguém à mesa, é  uma atitude de comunhão  , de verdadeira comunhão, a mesa é lugar de comunhão da família, que está sendo roubada em seus momentos preciosos , porque , a triste realidade , é que , hoje em dia , este habito nem mais faz parte da família moderna,  que , ao invés de se reunir , ao redor de uma mesa, e desfrutar do calor humano, que a verdadeira comunhão gera, trocam-no por refeições individuais, sendo que a maioria da família, se assenta no sofá, diante de uma televisão, e enquanto comem , assistem programas, que, mesmo que sejam bons, e que tenham algum fundo de solidariedade, como alguns programas ainda existem, na TV, contudo, não substituem a união , a conversa, a troca de olhares, o contato ,entre eles,  falar ,abrir o coração, desfrutar de momentos que nada pode substituir, momentos estes, que são fundamentais, para consolidação dos laços de amor ,entre si ,  e ao  contrário , o que os une, são as redes sociais, sendo que,  cada membro da família, não  raro, se comunica com o outro, ou com terceiros, naquele momento que deveria ser sagrado, através de Whats App ,Facebook, e outras mil e uma redes, que  cada dia mais ,surgem , com o pretexto de aproximar as pessoas ,porem  , que fazem algo controverso,   aproximam os que estão longe, em detrimento dos que estão perto !!! Aproximam distantes, e afastam próximos !!!

                A solução para as crises, é a comunhão !!! Nem que fosse uma vez por semana, a família deveria se esforçar, para se reunir, e desfrutar deste meio precioso de aproximação !!! Sem mesa ,não existe interação ,assim como não existe família moderna, comunhão moderna, hábitos modernos, verdades modernas, amor moderno, respeito moderno, e menos ainda, Jesus  moderno !!!  Certos valores são eternos, e se os ignorarmos, não poderemos imaginar que alcançaremos a felicidade.  Porque  a felicidade  , não pode ser alcançada ,de outra maneira, e os valores reais ,não podem ser  transpassados, e  substituídos, por outros, mais compatíveis, com a vida moderna ,agitada, e que cada vez mais insana !!!

                Podemos  assistir  programas bons, edificantes, porem ,nenhum deles é bem vindo, no momento de comunhão familiar !!! O animador, as assistentes de palco,  os apresentadores, nenhum deles é bem vindo, no momento de intimidade,  ao redor de uma mesa!!! Eles não fazem parte da família !!! Os amigos, da rede social, podem ser até bacanas , muito bons, amados, até mesmo, porem ,não são bem vindos, à mesa da comunhão , que tem que reinar, pelo menos , no mínimo que se espera, às refeições !!!  Esta é a ordenança divina, a verdadeira comunhão e a verdadeira felicidade !!!

                Muitos não entendiam, nos tempos de Jesus , a importância, de se assentar à mesa, e tudo o que esta atitude representava !!! Vemos em Mateus 20:20 , que a mãe de dois de Seus discípulos, fez um pedido a Jesus  ,que um de seus filhos, se assentasse à Sua direita, e outro à Sua esquerda, quando estivessem no reino ,que Jesus revelou ,que iria estabelecer , aqui na terra !!! Ele falava de coisas espirituais, porem eles entendiam, coisas materiais, físicas, e confundiam um reino celestial, com um reino politico,  motivo pelo qual ela fez esta solicitação a Jesus  , achando que, com isto estaria garantindo o futuro de seus filhos ...

                Jesus , falou à mulher, - Vós não sabeis o que pedis, .... podem vocês beber do cálice que eu beberei? E responderam os discípulos, presentes, - sim, podemos , - ao que Jesus  argumentou, - sim, podereis beber do cálice, porém ,quanto ao assentar-se na mesa, à minha direita ou à minha esquerda, somente aqueles que o Pai decidir, é que o farão !!! Assentar-se ao meu lado, não é favoritismo, é um lugar ,que somente aqueles que tiverem  verdadeira intimidade comigo,  poderão merecer !!! Para se assentar à minha direita, ou a minha esquerda, é necessário que seja copeiro meu , e assim como dos reis, é necessário que esteja disposto a beber o meu cálice,   mesmo que ele possua, ao invés de agua ,para matar a sede, ao invés de suco , que me refrigere, porventura, ele contenha veneno, com o qual, o inimigo não se cansa de tentar contra minha vida , possa ter colocado no meu cálice,  !!! Porque, se um rei deste mundo, tem inimigos que não cansam de tentar tirar-lhe a vida, muito mais Eu ,que sou alvo da ira de todos os reis , dos reinos deste mundo , posso ser alvo constante de atentados, os quais, vocês ,copeiros, poderão anular , mesmo que ,para alguns , beber meu cálice, possa custar a vida !!!

                        Assim também, nos dias de hoje, a coisa funciona da mesma maneira, - temos que  andar com Jesus , de uma maneira tal, que estejamos prontos, não apenas para sermos copeiros fiéis, que um dia se assentarão em Seu reino, à sua direita ou à Sua esquerda, porém, para defendermos dos príncipes  deste mundo , o reino de Deus, do qual somos representantes, e não estejamos ao lado de Jesus , apenas quando o cálice trouxer coisas boas, líquidos doces, que se escoam suavemente,  porem , quando trouxer veneno, e coisas amargas,  algumas das quais, poderão custar até   mesmo, que  tenhamos que bebe-lo, para defende-Lo, em detrimento da nossa própria vida !!!

Agora,  cabe uma pergunta ... Queremos mesmo  ser copeiros de Jesus ? Queremos viver por Ele , porem ,se preciso for, morrer por Ele também ?!!! Queremos beber o cálice da fartura, da prosperidade, porem , recusamos a beber o cálice do infortúnio, da perseguição , assim como Judas, que se retirou  da mesa da Ceia, que Jesus  celebrou ,junto com os discípulos, antes de sua morte, porque realmente considerava Jesus  ,um inimigo, do qual ,ele gostaria de usurpar o tal reino , para se tornar rei  em seu lugar?!!!  Inimigo, ele sim ,é que era,  pois ,  embora desfrutasse da confiança de Jesus , roubava o dinheiro que era direcionado a Ele, e ao seu ministério ,na terra ?!!! Ele andou três anos com Jesus  ,aqui neste mundo , porem não chegou a conhecer Jesus , nem por um instante !!! Andar com Ele não significava servi-lo  !!! Andar com Ele ,não nos faz copeiros dEle !!! Nossa dedicação a Ele e ao Seu reino, é que nos qualifica como tais !!!

Que possamos pesar bem nossas atitudes, porque são elas que de nós testificarão, e nos farão escolhidos , ou rejeitados, honrados por Deus, ou atormentados, junto ao  diabo e seus anjos, por toda a eternidade !!!          Que possamos ser copeiros fiéis ,e que nada nos demova, da intenção de defender com a nossa própria vida, o reino no nosso Rei,  e o ajudemos a estabelecer-se , aqui neste mundo, e um dia, além .na eternidade !!! Porque, na perseverança é que ganharemos nossas almas !!! Que Ele possa nos fortalecer, para que consigamos levar até o fim, nosso oficio de copeiros  fiéis, porque , por mais que façamos,  por Ele , ainda  nada de relevante  ,estaremos fazendo , porque ,nem mesmo se dermos nossa vida, estaremos dando algo nosso ,a Ele , porque ,nem mesmo ela nos pertence, foi Ele quem primeiro no - la deu !!!  Que Ele possa nos abençoar, em nome de Jesus  !!! Amém !!!