IEQ Itaim Paulista

 CALAR OU GRITAR?       

           

                 Não ,certamente ,porém a realidade,  é que percebemos ,quer nos tenhamos lembrado ou não ,que o ingerimos, que ele fez o efeito esperado  em nosso corpo, porque não sentimos fome, e ficamos bem nutridos, e tivemos crescimento satisfatório, e nossa saúde está normal, nosso corpo está bem alimentado ,resultado do suprimento adequado de nutrientes ,que recebeu através de cada uma das refeições , das quais participamos, as  quais  não ficaram gravadas em nossa memória,  porém, que sabemos que  cumpriram o seu papel !!!

                Assim ,se não nos lembramos da  maioria das mensagens que ouvimos, contudo, sabemos que elas ficaram gravadas em nosso coração, porque nos sentimos alimentados espiritualmente !!! Josué , estava triste e abalado por haver  perdido Moisés, porém, não se esqueceu de tudo o que ouviu dele, e do que  contemplou o Senhor fazendo ao longo da caminhada no deserto , rumo a  Terra Prometida !!! ELE não se lembrava de cada palavra, porém e lembrava dos grandes feitos que contemplou e isto foi criando em sua alma ,uma imagem bem definida, do que era servir a Deus e do que Deus podia fazer com o povo dELe ,se realmente desejasse fazer !!!

                Deus o orientou a mandar dois espias,  passarem o Jordão e espiarem a terra de Jericó, e estes pernoitaram na casa de Raabe , que era uma prostituta, mas mesmo assim os acolheu !!! Ela já havia ouvido falar sobre o Deus do povo de Israel, e o temor havia caído sobre ela, assim como sobre todo o povo de Jericó,  porque sabia que, o que o Deus deles prometia, isto também cumpria !!!

Mas,  alguns moradores de Jericó , viram os espias na casa de Raabe, e foram contar ao Rei de Jericó, que os dois espias judeus, haviam entrado na terra  para espiá-la ,e levar as  informações, até Josué, e o povo, para que traçassem sua estratégia de guerra, para tomarem a cidade e  expulsarem os seus moradores !!! O rei mandou que Raabe os tirassem de sua casa, porém ela os escondeu dizendo – é verdade, eles vieram, a mim,  contudo , já saíram , pois estavam com pressa !!!

Porém, a verdade é que ela os escondera em cima da casa, em meio às canas e outras coisas que haviam lá, de forma que ,os homens do rei não puderam achá-los !!!
Jericó tinha portões enormes , por onde o povo entrava e saia, e ela induziu os soldados do rei a saírem e procurarem por eles ,fora dos portões da cidade, e neste ínterim ,o rei mandou que fechassem os portões, para que ninguém pudesse entrar, e confinados nas suas muralhas, que eram tão largas, que um carro poderia trafegar em segurança, sobre elas, eles se sentiam um pouco mais seguros, ou ,pelo menos, faziam o possível, para estarem livres do ataque dos judeus !!!E quando os soldados voltaram, não conseguiram entrar, tendo ficado do lado de fora da cidade ,e ela os orientou a que ficassem três dias lá, escondidos, até que os soldados desistissem de procurar, e aí então eles poderiam descer por trás, e ir embora !!!

                Eles desceram  pela janela que dava para  cima do muro, e não foram vistos,  e fizeram um pacto, - Raabe, pediu que em troca, de ela os ter acolhido, que   eles poupassem ela e  sua família e todos da casa de seu pai,  para que não fossem mortos,  quando os soldados invadissem a cidade, e eles disseram,  - seja nossa vida em lugar da de vocês, se algo de mal acontecer a algum dos teus ,desde que estejam dentro da tua casa, porque se estiverem fora, não temos compromisso com eles , nem culpa ,porém o sangue de qualquer um dos teus seja sobre nossas cabeças, se acaso algum deles for morto ,estando debaixo da tua cobertura, dentro da tua casa !!!

                E como sinal, de que isto se cumpriria, Raabe, a pedido dos espias, colocou naquela janela pela qual eles saíram, um fio escarlata, para simbolizar, que ambos os lados, estavam comprometidos , na aliança que fizeram !!! E começaram os preparativos, para a invasão da cidade !!! E Deus mandou a Josué, que dissesse ao povo, que  esperasse a Arca ,carregada-pelos  sacerdotes, passar o Jordão a sua frente, porque o caminho era desconhecido, para o povo de Israel, e portanto, deveriam manter uma boa distancia da Arca, pra que de longe a pudessem visualizar, e seguir por onde ela havia passado !!! Assim que os pés dos sacerdotes pisaram na água do Rio Jordão , elas se abriram, e eles puderam passar em seco !!! Na vida também ,quando não conhecemos o caminho, é sempre seguro, que peçamos a Deus que o percorra primeiro, a nossa frente, para depois o percorrermos ,após Ele !!!

                Lá chegando ,Deus mandou que o povo de Israel, rodeasse a cidade sete vezes, uma vez por dia, em silencio, e que no sétimo dia ,rodeassem a cidade sete vezes !!! E na ultima volta, os sacerdotes deveriam tocar as trombetas, e o povo deveria gritar com grande clamor ,porque aquilo colocaria abaixo ,aquelas imensas muralhas !!! Só pela fé, não é mesmo ?  Nunca  ninguém jamais havia ouvido falar de algo semelhante, porém o povo obedeceu, e quando eles gritaram , a uma só voz, as muralhas desabaram e conta –se que a única parte que não desabou ,foi aquele pedacinho de muro ,em cima do qual ,a casa de Raabe era construída !!!

                Ao longo da vida, haverá dias em que Deus mandará que você rodeie os problemas, calado, como rodearam a cidade, calados, porem haverão momentos, em que Deus te mandará gritar a plenos pulmões, como ordenou ao povo de Israel que o fizesse, momento em que o muro desabou !!!

 Às vezes, nosso silencio, representa nossa esperança e confiança em Deus, e  nossa convicção, de que, se Ele está em silencio, é porque está trabalhando naquilo que está determinado a fazer, porém ,em outras  vezes, Ele nos mandará gritar a plenos pulmões, a ordem para que o mal saia do nosso caminho, e a resposta divina possa se manifestar em toda sua força e beleza !!! Que possamos estar em perfeita sintonia , para que entendamos o momento certo de cada atitude ,que Ele nos mandar tomar, e que  Ele possa nos abençoar, em nome de Jesus !!! Amém !!!