IEQ Itaim Paulista

... assim também nós conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros de uns dos outros...(Romanos 12:5)

SOMOS UM SÓ CORPO

 

E não rogo somente por estes, mas também  por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim.  Para que todos sejam um, como tú, ó Pai o és em mim e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tú me enviaste (João 17: 20-21)

No reino cada um tem sua função pessoal. A igreja enquanto organismo vivo desempenha funções diversificadas através de seus membros, que com seus dons, talentos e habilidades, podem contribuir com a expansão deste Reino. 

“E disse-lhes: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos  16:15). O Ide possui dois níveis: alcançar indivíduos e por evangelizar pessoas, mas também o “... Ide fazei discípulos de todas as nações...” (Mateus 28: 19). O corpo de Cristo é chamado a discípular  e este chamado deve ser obedecido por cada membro deste corpo  individualmente.

A responsabilidade com relação a  pregação da palavra é minha também. Paulo em sua primeira carta a Igreja de  Corinto, foi bem explicito em sua afirmação.  “Se anuncio o evangelho não tenho do que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação: porque ai de mim se não pregar o evangelho”  (1Coríntios 9:16). E se não obedeço as consequências são implacáveis pois as Escrituras afirmam: “ Quando eu disser ao perverso: Certamente morrerás; e tu não o avisares, e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da sua mão o requererei” (Ezequiel 3:18).   

Assim como os discípulos, fomos revestidos de poder e autoridade para testemunharmos do Evangelho do Senhor Jesus. A capacitação do Espirito Santo é para mim, indistintamente, tornando-me poderosa testemunha,           (...) “tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos  confins da terra” (Atos 1:8b), prefigurando uma atuação local, e transcultural  chegando as nações

O Reino dos céus e sua extensão na terra é regido pelo principio da multiplicação. Se alguma arvore não produz fruto, nem mesmo sombra, é cortada e lançada fora. O próprio Jesus disse: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” (João 15: 16)

O amor ao próximo assim como o IDE,  é um imperativo, uma ordenança e pessoal e tem de partir de mim primeiro sem esperar essa atitude de outros  “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Romanos 13:8-9).

O que parece ser o fim, na verdade é o começo. Podermos olhar para traz e percebermos como nossos dons, talentos e habilidades naturais contribuíram para o cumprimento dos propósitos de Deus. O apóstolo Paulo escreveu “... em nada consideremos a vida preciosa para nós mesmos, contanto que completemos a nossa carreira  e o ministério que recebemos do senhor Jesus para testemunharmos o evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24).

As pessoas buscam a riqueza, desde o principio da história da civilização o conforto, a satisfação e o sucesso tendo nestas coisas a base para ser bem sucedido. Mas as palavras de Jesus são claras “....Em verdade em verdade, vos digo que ninguém há que tenha deixado casa ou mulher, ou irmãos ou pais ou filhos por causa do reino de Deus, que não receba no presente muitas vezes mais e no mundo por vir a vida eterna (Lucas 18:29-30). 

A responsabilidade é coletiva com o Reino de Deus, todo individuo tem  responsabilidade no que se refere ao bom funcionamento do Corpo  de Cristo para que ele caminhe para o cumprimento dos propósitos de Deus para humanidade. Por isso, é que a junção dos esforços do corpo pode ou não garantir a expansão do reino uma vez que depende da igreja e de sua dependência do Espirito Santo o cumprimento destes propósitos.

Fazemos parte de um só corpo. Sendo que o mesmo é dividido em muitos membros, com funções diferenciadas para gerar vida. “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo (1Corintios 12:12).

Algumas vezes queremos transferir nossa responsabilidade para os outros mas cada um tem a responsabilidade de desempenhar sua tarefa. “ Porque o corpo não é só um membro mas muitos” (1Corintios 12:14). Se fossemos todos evangelistas onde estariam os pastores e os professores, os discipuladores, os missionários?  Nenhum ministério é mais importante que o outro. É importante estarem unidos num só propósito para atender as necessidades do corpo. Se houver unidade o trabalho será efetivo. “Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo, nem por isso deixa de o ser. Se todo corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis (1Co12:15-18)

 

 

Deus chamou cada um com um ministério diferente para complementar o outro, “.... porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros tem a mesma função; assim também nós conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo porém diferentes dons segundo a  graça que nos foi dada (...) se ministério, dediquemos ao ministério; ou o que ensina, esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta, faça-o com dedicação; o que contribui com liberalidade; o que preside, com diligência, quem exerce misericórdia com alegria (...) pois uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres, depois operadores de milagres depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas (...) procurai com zelo os melhores dons” ( Romanos 12:4-8; 1Corintios 12:28-31. Se um ministério precisa de ajuda devemos ser sensíveis e estender as mãos, porque se um enfraquece, logo outros serão atingidos.  “...Os membros do corpo que parecem ser mais fracos, são necessários; “(...) de maneira que, se um membro sofre todos sofrem com ele; e se um deles é honrado todos se regozijam” (1Corintios 12:22-26). Precisamos uns dos outros para realizar o chamado universal da Igreja: FAZER DISCIPULOS!!!